domingo, 3 de outubro de 2010

Paraty: arco-íris nas janelas

Maré cheia em Paraty
Música deste post: Feeling Groovy, Simon & Garfunkel

Não me encanto tanto pelas “grandes obras”: gosto é de descobrir os pequenos detalhes, o único de cada lugar. O Centro Histórico de Paraty está cheio de detalhes que são um deleite. As construções de seus 33 quarteirões seguiram regras rígidas: descumprir o Código de Posturas, no Século 18, dava multa e até cadeia.

Os símbolos maçônicos são uma das marcas das fachadas de Paraty

São as cores e as janelas — iguais em desenho e tão únicas em personalidade — que se encarregam de expressar a individualidade de cada construção. Diz o provérbio manjado que os “olhos são as janelas da alma”. Para mim, as janelas são os olhos das construções. Além de expressarem a idade, procedência e identidade de um edifício, em Paraty elas contam muito sobre a vida interior daquelas casinhas.

O arco-íris das janelas de Paraty é um livro de história, sociologia e de memórias pessoais e intransferíveis de cada morador.



Mais de dois séculos antes de Brasília, Paraty é resultado de um planejamento urbano colonial que expressa bem as necessidades da época e do lugar. Nada de casas de madeira, nem de telhados de palha, para evitar incêndios. Ruas levemente curvas, para impedir o "vento encanado" (acreditava-se que o vento provocava doenças).


E se a maré cheia invade o terreno, vamos tratar de conviver com ela: em vez de barragens, ruas com piso inclinado, formando uma vala no centro — que recebe a água do mar — e casas construídas acima do nível da rua.

Tudo proporcional, simétrico, harmônico e caiado. As casas de Paraty são brancas, mas não são chatas: o arco-íris de suas janelas ilumina tudo e nos lembra que são incontáveis as possibilidades de cores e quase infinitos os tons da alegria.


Veja as dicas de Paraty no próximo post



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook    Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário