22 de janeiro de 2011

Mi Buenos Aires Querido

San Telmo, Buenos Aires, Argentina
Casarão da Praça Dorrego, em San Telmo, o bairro mais antigo de Buenos Aires
Atualizado em dezembro de 2019

Jamais consegui chegar perto da ideia de ter "esgotado" Buenos Aires, mesmo já contando uma dezena de visitas à cidade.

Buenos Aires é tão intensa e interessante que é possível passear por uma cidade "diferente" a cada viagem.

Mesmo assim, tem programas na cidade que eu sempre repito, porque adoro.

Acho que cada visitante freqüente tem sua lista de favoritos por lá. A minha lista de coisas queridinhas em Buenos Aires é esta:

Passeios e atrações de Buenos Aires

Café Dorrego
Esquina de Defensa com Humberto Primo, Plaza Dorrego, San Telmo

Já comentei em outro post: o Café Dorrego é um Top 10 na lista dos "Meus Lugares no Mundo", com as paredes descascadas, mesinhas meio bambas e a atmosfera permanentemente enfumaçada — embora a proibição de fumar, vigente desde 2007, seja rigorosamente respeitada.

Café Dorrego, San Telmo, Buenos Aires
Nos dias mais quentes, é legal ficar nas mesinhas da praça. Mas experimentar a atmosfera enfumaçada do Café Dorrego é uma experiência antropológica

Com o tempo mais ameno, pode-se optar pelas mesinhas colocadas na praça, mas gosto mesmo é do astral do pequeno salão.

Sempre numa mesa "de janela", pra olhar a vida passar, curtindo o clima sem afetação, uma espécie de “tempo suspenso” que pode ser qualquer época, desde que cordial.

Só fuja dos domingos, quando o Café Dorrego lota, por conta da Feira de Antiguidades de San Telmo.



Bar Britanico
Avenida Brasil 399, em frente ao Parque Lezama

O Bar Britanico  é outra paixão, com o mesmo astral despretensioso do Café Dorrego e a quatro quadras, seguindo a Calle Defensa.

Bar Britanico, Buenos ires, Argentina
Pra mim, não existe viagem a Buenos Aires sem ir pedir a bênção no Bar Britanico

Não bastasse o clima caseiro, de bairro, onde senhores de colete e chapéu sentam lado a lado com a garotada descolada, ainda serve empanadas irresistíveis.

Saiba mais sobre esses dois bares históricos de Buenos Aires.

Pablo Ziegler
Simplesmente maravilhoso, Pablo Ziegler é um pianista que integrou o quinteto de Astor Piazzolla (entre 1978-89) e é um dos expoentes do Nuevo Tango, colocando essa expressão da alma argentina e o melhor do Jazz nos mesmos acordes.

Os oito discos lançados por Pablo Ziegler (até agora) são todos maravilhosos. O meu preferido é Bajo Cero, com o New Tango Duo, de 2003 —  eles transformaram a clássica Flor de Lino em um tango-valsa-jazzístico de deixar a respiração suspensa, de tão belo.

Gosta de música e viagens? Siga o link para mais dicas 😉.


Fileteado, arte decorativa típica de Buenos Aires, Argentina
Uma banca de revistas muito estilosa com sua decoração em fileteado, em San Telmo

Fileteado
Sou absolutamente encantada pelo Fileteado, estilo decorativo totalmente portenho. As cores berrantes, espirais e cornucópias estão renascendo, desde a primeira década dos anos 2000, graças a um concurso de ornamentação de fachadas promovido pelo Museu Casa de Gardel.

Fileteado, arte decorativa típica de Buenos Aires, Argentina
Fileteado nas fachadas de San Telmo...
Fileteado, arte decorativa típica de Buenos Aires, Argentina
... e no bairro de Abasto

O Fileteado talvez seja o nosso equivalente à arte dos pára-choques de caminhão — não por acaso, surgiu no Século 19 como decoração de carroças.

Hoje, o Fileteado volta a decorar as fachadas de Buenos Aires, especialmente em San Telmo e Abasto, nas fachadas dos bares e casas, nos letreiros de lojas e peças decorativas.

Museu Casa Carlos Gardel
Calle Jean Jaures nº 735, Abasto. Metrô Carlos Gardel, linha B


Horários: fecha às terças feiras. Segundas, quartas, quintas e sextas, funciona das 11h às 18h. Sábados e domingos, das 10h às 19h.


Ingresso: 50 pesos

Museu Casa de Carlos Gardel, Buenos Aires
O simpaticíssimo Museu Casa de Carlos Gardel, em Abasto

O museu tem fotos, partituras, filmes e objetos que pertenceram a Carlos Gardel, mas o melhor desta casa, onde o cantor viveu entre 1927 e 1933, são as senhorinhas apaixonadas que frequentam e ajudam a cuidar do lugar. 

Adoro conversar com elas, que mostram, cheias de orgulho, pequenos recuerdos de Gardel, cantarolam tangos e nos deixam pensando na mágica deste artista, tão vivo e tão adorado 75 anos depois de sua morte.

Saiba mais sobre o Museu Gardel.

Puerto Madero, Buenos Aires
Em Puerto Madero tem uma filial do restaurante Sorrento, com ótimos frutos do mar

Restaurantes Sorrento
Avenida Corrientes, nº 668, entre Florida e Maipú, Montserrat 
Avenida Alicia M. De Justo nº 410, Puerto Madero
Calle Posadas nº 1.053, la Recova, Recoleta
Digam o que quiserem os modernos, mas uma ida a Buenos Aires sem provar os frutos do mar do Sorrento sempre fica pela metade.

Na tradicional matriz do Sorrento, no Centro, aberta ainda no Século 19, o almoço é sempre lotado. A sede do Restaurante Sorrento em Puerto Madero é mais elegante, com um terraço que oferece lindas vistas do Rio da Prata.

Eu tento variar, mas sou louca pelas vieiras servidas no Sorrento e não resisto a arrematar a refeição com a mais gigantesca taça de sorvete de zabaione do planeta.

Milonga em San Telmo, Buenos Aires
Milonga na Associación Casa de Galicia, em San Telmo. As milongas são bailes de tango onde gente comum evolui pelo salão, muito mais interessantes que os shows coreografados para turistas

Milonga vespertina da Confiteria Ideal
Calle Suipacha nº 380, entre Corrientes e Sarmiento

Primeiro, porque a Confeitaria Ideal é linda. Inaugurada em 1912, é Belle Époque dos pés à cabeça, com o toque exato de decadência que a impede de parecer um parque temático.

Milonga em San Telmo, Buenos Aires
Milonga na rua, atividade paralela da feirinha de antiguidades de San Telmo
Milonga em San Telmo, Buenos Aires


Segundo, porque as milongas das tardes da Confitería Ideal, durante a semana, atraem muitos velhinhos, que já não dão conta de enfrentar a night, mas dançam divinamente, sem afetações ou paetês, por puro amor ao tango.

A milonga vespertina da Confiteria Ideal é para sentar e assistir, com uma taça de vinho ou uma xícara de chocolate e depois voltar pra casa cantarolando, de alma leve.

Parque Lezama, Buenos Aires
Parque Lezama, o berço de Buenos Aires

Parque Lezama
Dizem que Buenos Aires nasceu no Parque Lezama, fundada por Pedro de Mendoza em 1536. 

O bacana deste parque, que começa no encontro da Calle Defensa com Avenida Brasil e que se derrama até Passeo Colón, é o "astral de vizinhança", silencioso, preguiçoso e verde. 

Museu Histórico Nacional da Argentina, no Parque Lezama
O Museu Histórico Nacional da Argentina, no Parque Lezama

O Parque Lezama tem uma feirinha de artesanato aos domingos, mas bom mesmo é caminhar por aqui nas horas calmas de sábado, depois ou antes de uma passada no Bar Britanico.




No Parque Lezama funciona o Museu Histórico Nacional da Argentina, com foco na independência do país e instalado na antiga mansão da família Lezama, que foi dona de toda essa área.

Parque Lezama, Buenos Aires
O jardim do museu funciona como antessala para o Parque Lezama, uma das áreas mais agradáveis de Buenos Aires nos meses de calor

O acervo do Museu Histórico Nacional da Argentina reúne objetos que pertenceram aos líderes independentistas argentinos, como San Martín e Belgrano. Vale uma visita.

Museu Histórico Nacional da Argentina 
Calle Defensa nº 1652

Horário: aberto de quarta a domingo, das 11h às 18h (dias de semana) e das 11h às 19h nos fins de semana.
Entrada gratuita.


Feira da Plaza Serrano, Palermo Soho, Buenos Aires
A feirinha da Plaza Serrano é meu lugar favorito em Buenos Aires pra garimpar objetos interessantes

Feira da Plaza Serrano
Plaza Julio Cortázar, Palermo Soho
Horários: de quarta a sexta, das 15h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 20h.

Já faz alguns anos que esta mistura de mercado de artesanato, design e peças vintage desbancou a tradicional Feira de San Telmo na minha preferência, talvez até por estar menos apinhada de turistas.

Uma vantagem da feirinha de Palermo Soho é que ainda é possível encontrar mesa nos bares do entorno sem precisar chegar às cinco da manhã, como acontece em San Telmo 😀.

A verdade é que Palermo anda combinando muito mais comigo, ultimamente. Jamais vou trair San Telmo, que é um velho favorito. Mas já não sou tão monogâmica com os bairros de Buenos Aires.

Lina's Tango Guesthouse
Calle Estados Unidos nº 780, entre Piedras e Chacabuco


Hospedagem em Buenos Aires: Lina's Tango Guesthouse
Sempre me sinto em casa na Casa de Lina

Em matéria de hospedagem, esta pousada, pra mim, é a campeã de Buenos Aires — e olha que já me hospedei até no Hotel Madero, quando era Sofitel.

Lina's Tango Guesthouse é um lugar fofo, com um pátio interno adorável, cheio de plantas e um clima de casa-da-gente.

E Lina é a anfitriã perfeita, não apenas uma dona de pousada: ela realmente faz companhia, convida para as milongas e bate longos papos, enquanto passa um café, naqueles finzinho de tarde entre o bate-pernas das compras e passeios e a preparação para a noite portenha.

Os hóspedes, do mundo inteiro, tomam café da manhã juntos, na mesa da sala. Você acaba descobrindo que o Tango está virando mania na Coréia do Sul e na Nova Zelândia — o público da pousada é composto, basicamente, de tangueiros-descolados de todo o planeta.

Lina's Tango Guesthouse tem cinco quartos, a maioria com banheiro privativo, e diárias entre US$ 45 e US$ 70.

Jornal Olé, Argentina
Pior do que as derrotas em campo foram essas duas cacetadas que o futebol brasileiro levou nas capas do Olé na desclassificação frente à França, na Copa de 2006, e após o 7x1 para a Alemanha, em 2014

Página 12 e Olé
O Página 12 é o melhor jornal diário da Argentina — o mais inteligente e sem aquele ranço conservador que azeda a leitura.

O Olé é o escracho indispensável, um diário esportivo com um senso de humor à beira do deboche, transbordando inteligência e bom jornalismo — eles adoram pegar no pé do futebol brasileiro, mas, para ser justa, é preciso admitir que Olé detona todo mundo, democraticamente.

Jornal Página 12, Argentina
Algumas das capas demolidoras do Página 12

Recomendo a leitura de Página 12 e de Olé para começar bem o dia. De preferência, acompanhados de chocolate quente, churros e medias-lunas, os inigualáveis croissants portenhos que mereciam um post só para eles.

Café Tortoni, Buenos Aires
Café Tortoni: o programa de rádio transmitido do porão era bizarro e muito engraçado

La Venganza será terrible
O programa de rádio de Alejandro Dolina é transmitido ao vivo, a partir da meia noite, pela Radio Nacional, de terça a sábado, com platéia (Auditório da Rádio Nacional, Calle Maipú nº 555, entre Tucumán Lavalle). é transmitido à meia-noite pela Rádio AM 750, com participação da plateia às quintas e sextas.

É uma sátira impiedosa a rigorosamente tudo que acontece na Argentina — se seu castelhano não estiver bem afiado, você vai perder metade das piadas.

La Venganza será terrible é um programa imprescindível para se saber qual o efeito dos noticiários sobre os portenhos. Fui ver ao vivo em 2004, quando ainda era transmitido do porão do Café Tortoni e ri de passar mal.

Siga o mapa: todas as dicas de Buenos Aires que você vai encontrar na Fragata, organizadas por endereço, com fotos e links para as postagens específicas



Mais sobre Buenos Aires 


Dicas práticas
Comer&beber

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Um comentário:

  1. devia ter lido o seu blog antes de ter ido a buenos. teria me batido menos. embora tenha curtido de montão e feito minhas próprias descobertas. quero ir lá de novo...

    Mary

    ResponderExcluir