26 de setembro de 2010

San Gimignano, a cidade das torres

San Gimignano e a paisagem da Toscana vistas da antiga fortaleza da Rocca de Montestaffoli
San Gimignano e a paisagem da Toscana vistas da antiga fortaleza da Rocca de Montestaffoli
Meu dia de despedida da Toscana foi muito especial: um bate e volta de Siena a San Gimigano, a cidade das torres. Essa perolazinha medieval fica no alto de uma montanha, está cercada por muralhas e, em suas rua muito quietas, parece que o tempo parou.

Com menos de 8 mil moradores, San Gimignano é conhecida por ter “mais torres que habitantes”— claro que isso é uma brincadeira, mas a tradição medieval que levava cada família poderosa a erguer sua própria torre, por segurança e ostentação, foi muito levada a sério por lá.

Trilha em torno das muralhas de San Gimignano, Toscana, Itália
Seguindo a trilha em torno das muralhas de San Gimignano, a gente tem a sensação de que está pairando sobre a Toscana
A pequena e orgulhosa república de San Gimignano chegou a ter 72 torres, no auge de sua pujança, no Século 12. Muitas já ruíram, eu contei 14 ainda de pé, mas deve haver mais.

San Gimignano é um destino perfeito para um bate e volta a partir de Siena. São apenas 43 km de distância e a parada de ônibus que leva até lá é no centro da cidade.

Os campos da Toscana vistos da trilha que contorna a muralha de San Gimignano
Uma trilha em torno das muralhas de San Gimignano oferece um passeio inesquecível

O trajeto de ônibus entre Siena e San Gimignano é feito em uma linha do tipo pinga-pinga, coisa que na Toscana significa atravessar cidadezinhas simpáticas, belos campos, com todas aquelas cores inacreditáveis (o outono na região é mesmo um escândalo de bonito).

Veja as dicas para um passeio à encantadora San Gimignano:

Centro Histórico de San Gimignano, Toscana, Itália
San Gimignano é uma sucessão de cantinhos encantadores

Bate e volta a San Gimignano, a cidade das torres da Toscana

Torres medievais de San Gimignano, Toscana, Itália
Na Idade Média, cada família abastada construía a sua torre. Dizem que San Gimignano chegou a ter 72 delas. Hoje, restam 14 ainda de pé

Minha viagem até San Gimignano levou pouco mais de uma hora e foi uma imersão na vida rural da Toscana. Cada passageiro que embarcava em uma das muuuuitas paradas do caminho fazia questão de dizer buon giorno ao subir no coletivo e desejavam auguri (sorte) aos companheiros de trajeto quando chegava a hora de desembarcar.

Um astral que aquece o coração ❤️.

Muralha de San Gimignano, Toscana, Itália
A cidade ainda é toda cercada por muralhas e os carros ficam do lado de fora. Os ônibus param em frente à porta principal de San Gimignano

A chegada a San Gimignano é em frente à Porta de San Matteo, entrada da muralha que contorna a cidade. Aí há um estacionamento onde todas as geringonças motorizadas precisam parar: a circulação de automóveis é restrita a casos de vida ou morte nas ruas medievais protegidas pelo cinturão amuralhado. 

Trilha em torno das muralhas de San Gimignano 
A mais de 300 metros de altitude, pairando sobre os tão cantados campos da Toscana a parte antiga de San Gimignano tem uma trilha bem sinalizada que contorna suas muralhas, que é pra derreter logo o nosso coração em um passeio de apresentação dessa cidade encantadora.

trilha em torno da muralha de San Gimignano
Todo o percurso da trilha é acompanhado por essa poesia toscana

O perímetro ao redor dos muros é perfumado por um agradável bosque de pinheiros. A trilha, pavimentada com pedriscos, oferece muita sombra, banquinhos convidativos e uma vista espetacular para o abismo e para as cores outonais da Toscana, lá em baixo.

Dá para dar a volta completa na cidade antiga, parando nos mirantes mais espetaculares para curtir o sossego e o cheiro de pinho.

Centro Histórico de San Gimignano, Toscana, Itália
O charme medieval de San Gimignano

Centro Histórico de San Gimignano
Uma cidade que recebe a gente desse jeito não precisa oferecer mais nada para despertar paixões. Mas espere até atravessar as muralhas de San Gimignano.

Lá dentro, duas praças concentram os principais edifícios, a do Piazza Duomo e Piazza della Cisterna. Delas partem ruazinhas muito antigas e silenciosas, uma tentação para quem gosta de caminhar à toa, como eu.

Loja de artesanato em alabastro em San Gimignano, Toscana, Itália
San Gimignano é muito orgulhosa de sua tradição de artesanato em alabastro. Há muitas lojinhas especializadas na cidade, ótimas para garimpar lembrancinhas

San Gimignano: a Piazza della Cisterna e detalhe da catedral
Uma fonte (a cisterna) dá nome a uma das praças principais de San Gimignano. À direita, detalhe do Duomo da cidade


Pelo caminho, é inevitável parar para fuçar as lojinhas de artesanato — San Gimignano tem longa tradição em peças de feltro e de alabastro — e saborear o famoso gelatto local.

Rocca de Montestaffoli
Guarde alguma disposição para a parte mais bacana da visita: do centro de San Gimignano, perto do Duomo (a Colegiatta de Santa Maria Assunta, a Catedral da cidade) parte uma ladeira muito íngreme que leva até o ponto mais alto da cidade, o topo da Rocca de Montestaffoli, onde estão as ruínas de uma antiga fortaleza.

Jardim da Rocca de Montestaffoli, San Gimignano, Toscana, Itália
O jardim da Rocca de Montestaffoli é ótimo lugar para um piquenique

A velha Torre de Vigia da Rocca, ainda de pé, é um espetacular balcão sobre a Toscana.

Uma boa ideia é levar um farnelzinho, pois a Rocca de Montestaffoli está cercada por um parque muito agradável e perfeito para um piquenique.

Dentro das muralhas em ruínas da velha fortaleza há um jardim que parece encantado, com uma vista quase hipnótica dos telhados e campanários da cidade. Aposto que você vai querer ficar bastante tempo por lá.

San Gimignano: Piazza Duomo e acesso à Catedral
A Piazza Duomo também tem sua torre. À direita, o acesso à catedral

Vinho Vernaccia, orgulho de San Gimignano
Só não deixe o piquenique saciar todo o seu apetite, porque San Gimignano reserva grandes surpresas para o paladar.

O ideal é almoçar na companhia do maior orgulho da cidade, o Vernaccia, vinho branco que carrega a cidade no sobrenome e é uma tradição que remonta ao Século 13.

Eu saboreei duas taças de Vernaccia enquanto traçava um belo agnello al forno (cordeiro assado). O maior espetáculo de uma refeição em San Gimignano, porém, é a sobremesa, o Panforte di San Gimignano, bolo à base de amêndoas.

É um doce típico da Toscana, mas os locais fazem cara feira para a generalização. Dizem que o feito por eles é especial. E quer saber? É mesmo.

Centro Histórico de San Gimignano, Toscana, Itália
San Gimignano vista da Rocca de Montestaffoli

Dicas práticas de San Gimignano


Como chegar a San Gimignano
Para quem está em Siena, não é preciso nem ir até à Rodoviária, pois o ônibus para San Gimignano passa pelo Centro, na Viale Cavour. A passagem custa € 6, (informação atualizada em 1/12/2013).


Centro Histórico de San Gimignano, Toscana, Itália
É um prazer brincar de subir e descer as ladeiras muito estreitas e misteriosas de San Gimignano

Onde comer em san Gimignano
Eu almocei no Ristorante Le Vecchie Mura (Via Piandornella nº 15, perto bela Piazza della Cisterna). A casa tem um disputadíssimo terraço sobre as muralhas, que oferece vistas incríveis para os campos da Toscana.

Infelizmente, não pude almoçar do lado de fora, pois o terraço fecha durante os meses de frio.

No verão, é imprescindível fazer reserva para pegar uma “mesa com vista”. O cordeiro ao forno estava bem gostoso, mas quem bateu um bolão mesmo foi o Panforte da sobremesa.


Centro Histórico de San Gimignano, Toscana, Itália


Compras em San Gimignano
Um dos orgulhos de San Gimignano é o artesanato em alabastro. Todas as lojas de lembrancinhas da Via San Matteo vendem caixinhas talhadas nesta pedra muito branca, quase translúcida, que são ótimas lembrancinhas de viagem.


As caixinhas de alabastro que encontrei em San Gimignano são arrematadas por tampas muito delicadas, numa espécie de “renda”, feita de metal, que não deixa de ter alguma semelhança com a filigrana de Toledo.

Também estão por toda parte as peças de feltro. Comprei uma bolsa maravilhosa deste material.

Meu roteiro completo: três semanas na Itália

Mapa-índice de destinos na Itália, com dicas de atrações, roteiros, hospedagem, restaurantes e transporte. Clique nos ícones para acessar os links



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

4 comentários:

  1. Adorei essa cidade. As torres, as ruelas estreitas e, claro, o autoproclamado Melhor Sorvete do Mundo (não é, mas é uma delícia!). Fizemos um bate-volta, mas é um lugar onde vale a pena se hospedar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem o Vernaccia, que é bom pra caramba, né Fábio? Também acho que San Gimignano merece mais que o bate e volta, apesar de ser tão pertinho de Siena.
      Abs
      PS: ~Todo mundo~sabe que o melhor sorvete do mundo é o da Sorveteria da Ribeira, em Salvador, rsssss

      Excluir
  2. Bom dia, me chamo Cristina, não conheço a Itália, mas é o sonho meu e do meu marido. Pretendemos ir em setembro do ano que vem (2025), estaremos completando 40 anos juntos rssss. Adorei suas dicas. Muito obrigada. Para nós faltou incluir um pouco do lado religioso, como Assis, padre Pio e a gruta de São Miguel.... Se tiver alguma coisa sobre esses lugares, gostaria de saber. Pretendemos passar 4 semanas. Muito obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina, não tenho conteúdo sobre esses lugares religiosos que vc citou, pois não os visitei.
      Aproveite muito sua viagem à Itália, tenho certeza de que será uma linda viagem.

      Excluir