26 de novembro de 2007

O que fazer em Florença

Rio Arno em Florença
Florença: uma tarde de novembro diante do Rio Arno

Poucos lugares no mundo exercem tanto fascínio sobre os viajantes quanto Florença. Ela está nos filmes, nos livros e na fantasia de quase todo mundo, inspirando sonhos, planos e expectativas. E a cidade corresponde, generosamente, a tudo que se antecipa dela.

Florença tem tesouros por toda parte, belezas indescritíveis, referências que nos acompanharam a vida toda e que, de repente, estão ali, de cara lavada, diante de nós.

Detalhe da fachada da Igreja de Orsanmichele, do Século 14, e a torre do Palazzo Vecchio, sede do governo de Florença na Idade Média e no Renascimento
Detalhe da fachada da Igreja de Orsanmichele, do Século 14, e a torre do Palazzo Vecchio, sede do governo de Florença na Idade Média e no Renascimento

Isso é ótimo, mas também pode transformar a visita à capital da Renascença numa angústia permanente de querer “ver tudo”. E tem muito o que fazer em Florença pra que a gente consiga esgotá-la em uma primeira visita, ainda mais se forem poucos dias.

Minha primeira passagem por Florença foi uma experiência contraditória. Amei tudo o que vi, mas fui embora com a certeza de que dois dias são muito pouco tempo para uma cidade com tantas. A frustração pelo que não vi empanava um pouco as minhas memórias.

Florença, Itália
Com mais tempo em Florença, a gente descobre o prazer de andar à toa, descobrindo ruas anônimas, fachadas e pátios encantadores, ainda que sem pedigree 

Pra isso não acontecer com você, listei aqui alguns programinhas básicos de Florença e já vou avisando: essa não é uma cidade pra dar "só uma passadinha". Veja as dicas:


O que fazer em Florença

Ponte sobre o Rio Arno, Florença, Itália
Florença: linda mesmo debaixo de chuva

Na segunda vez que estive em Florença, dediquei cinco dias inteirinhos para um lento e desestressado tête-à-tête com a cidade.

Revi as grandes atrações, mas também pude andar à toa, descobrindo ruas anônimas, fachadas e pátios encantadores, ainda que sem pedigree — se é que alguma coisa nessa cidade cheia de história pode ser enquadrada nessa categoria.

Batistério e Catedral de Florença
O Batistério de Florença (em primeiro plano), o Campanário de Giotto, o Duomo e sua Cúpula de Bruneleschi:
nunca uma cacofonia de linhas e detalhes foi tão harmônica

Num lugar tão cheio de maravilhas, é essencial alternar os momentos mais tcharaaaaan com programinhas despretensiosos, para impedir que o excesso de beleza e informação sature nosso olhar e nossa sensibilidade.

Acho que cada visitante merece descobrir Florença ao seu modo. Mas como algumas dicas sempre são importantes, fiz uma listinha de coisas que curti por lá. Use como inspiração, mas não deixe de criar suas próprias trilhas pela cidade.

Praça San Marco, Florença, Itália
Bem pertinho das principais atrações, a Piazza San Marco é sempre um lugar sossegado para uma pausa. No interior do convento (ao fundo) estão preciosos afrescos de Fra Angelico

O que fazer em Florença

⭐ Pedalar em Florença
Um dos meus melhores momentos em Florença foi um passeio de bicicleta, saindo das imediações de San Lorenzo, passando pela Piazza della Signoria, atravessando para Oltrarno pela Ponte delle Grazie e percorrendo a beira do Arno, para voltar ao centro de Florença por Santa Croce.

Florença de bicicleta
Experimente explorar Florença de bicicleta. Eu adorei

Pedalando e pensando na vida, sem a obrigação de "absorver", "decorar", sem consciência de estar contemplando tanta beleza, descobri um encanto ainda maior.

⭐ Explorar Otrarno
"O outro lado" do Rio Arno, acessível por diversas pontes, entre elas a famosa Ponte Vecchio, rende ótimas caminhadas.

Florença: a Fontana dello Sprone e a Torre dei Marsili, em Oltrarno
A Fontana dello Sprone e a Torre dei Marsili, em Oltrarno

Além do Palazzo Pitti e dos Jardins de Boboli, essa parte da cidade tem inúmeras ladeirinhas e becos cheios de fachadas lindas.

Outros encantos imperdíveis de Oltrarno são à belíssima Basílica de San Miniato al Monte, o Giardino delle Rose (Jardim das Rosas) e, naturalmente, a famosa Piazzale Michelangelo.

⭐ Procurar a "vida normal" no bairro de Santa Croce
Essa foi uma descoberta que fiz na minha visita anterior à cidade: pertinho da área da Galleria degli Uffizi, que está sempre lotada, a região em torno da Basílica de Santa Croce tem um astral muito menos turístico.

E olha que a Basílica de Santa Croce é uma magnífica igreja, lotada de obras de arte e abrigo de nada menos que os túmulos de Michelangelo, Galileo Galilei, Maquiavel e Rossini. A marca dessa área, porém, são seus mercados, feiras.

Ensaio para a Festa degli Omaggi em Santa Croce, Florença
Ensaio para a Festa degli Omaggi, em frente à Basílica de Santa Croce

Numa das minhas visitas à praça, dei de cara com um grupo ensaiando para a Festa degli Omaggi ("Festa da Homenagem"), realizada na época do Natal, no dia 20 de dezembro. O cortejo em trajes medievais celebra a República Florentina.

Já com o figurino do dia da apresentação, o grupo fazia malabarismos com bandeiras, ao ritmo dos tambores, numa cena que a gente associa ao Pálio de Siena.

Uma barraca de frutas em Santa Croce e o túmulo de Galileu Galilei
Uma barraca de frutas em Santa Croce e o túmulo de Galileu Galilei, na basílica

Mesmo em novembro, a oferta de frutas frescas nas bancas dos mercadinhos lembra um cenário tropical. E sempre haverá uma ou muitas mammas abastecendo a despensa por lá, como as que me socorreram, aflitas, quando o retrovisor de uma van tirou tinta da minha orelha esquerda — o astral era tão relaxado que eu esqueci de prestar atenção aos carros.

Só não deixe de entrar na Basílica de Santa Croce para render homenagem aos ilustres italianos sepultados lá e para ver o interior gótico — impossível não se comover com a Anunciação, de Donatello, principal atração da igreja.

Saiba mais sobre esta basílica e a igualmente linda Santa Maria Novella neste post:
A igrejas de Santa Croce e Santa Maria Novella

Basílica de Santissima Annunciatae o Ospedali degli Innocenti
Basílica de Santissima Annunciata (ao fundo) e o Ospedali degli Innocenti (à direita)

⭐ Piazza Santissima Annunciata
Atrás da Accademia (casa do Davi de Michelangelo), a Praça da Santissima Annunciata tem uma bela basílica do Século 13, projetada por Michelozzo, que tem forte papel na vida espiritual da cidade. A entrada é gratuita e juro que você não vai se arrepender da visita.

Ao lado da igreja fica o interessante Ospedali degli Innocenti, um orfanato do Século 15 projetado por Bruneleschi.

Ospedali degli Innocenti, Florença
Ospedali degli Innocenti

Na fachada do orfanato, relevos de terracota, em fundo azul, mostram umas criancinhas que eu sempre achei meio macabras, enroladas em cueiros, à moda da época.

Mais detalhes: O que ver em Florença: 3 igrejas lindas com entrada grátis

⭐ Ver o pôr do sol nas pontes sobre o Rio Arno
Essa é a hora mágica de Florença, quando a cidade fica toda dourada e parece uma miragem. Um dos melhores camarotes da cidade para ver esse espetáculo é a cabeceira da Ponte Santa Trinitá.

Ela é a primeira a Leste de Ponte Vecchio e oferece uma vista privilegiada para a sua colega mais famosa. De Oltrano, o olhar fica mais alinhado com a caída do sol, que vai fazendo Ponte Vecchio mudar de cor. Acredite, é pura sedução.

Florença: pôr do sol na Piazzale Michelangelo
Florença ao pôr do sol, vista da Piazzale Michelangelo

O pôr do sol mais famoso de Florença é o visto da Piazzale Michelangelo. A praça fica no alto da colina que domina Oltrarno. Tem uma réplica do Davi, centenas de vendedores de bugigangas e um estacionamento apinhado de ônibus de turismo. Não ligue.

Escolha um cantinho na balaustrada e delicie-se com a vista lá em baixo: a cidade inteirinha, o Arno, as pontes, os campanários e as cúpulas. GoogleEarth ao vivo. Pode ter sido coincidência, mas nas duas vezes que fui a Florença havia uma bruma insistente que subia do rio e, no cair da tarde, dava um tom ainda mais mágico à paisagem vista lá de cima.

O céu de Florença visto do terraço da Uffizi, ao cair do dia...

Há três maneiras de chegar a Piazzale Michelangelo. A chata é ir com ônibus de excursão. A penosa é subir a pé. Escolha a prática: em Oltrarno, pegue um dos muitos ônibus que passam pela beira do rio e sobem até lá. Há também as linhas de ônibus 12 e 13, que Partem da Estação de trens Santa Maria Novella. Os horários e itinerários também podem ser consultados no site da ATAF.

Por fim, uma senhora mesa de pista para ver a tarde cair é o terraço da Galleria degli Uffizi. Mais perto das maravilhas, misturado a elas, o olhar da gente fica mais íntimo e mais cúmplice da luz que vai tingindo a cidade. Lindo de fazer o coração dar uma paradinha...

Palazzo Vecchio, Florença, Itália
A visita ao Palazzo Vecchio é imperdível em Florença

Catedral de Florença e Palazzo Vecchio
.. a última luz da tarde caindo sobre o Duomo e e a torre do Palazzo Vecchio dourada pelo crepúsculo


Museus de Florença

⭐ Galleria degli Uffizi 
Nem sei se esse é o maior, mas, com certeza é o mais icônico dos acervos de telas renascentistas do planeta. É daqueles lugares que a gente tem que ir ao menos uma vez na vida. Por isso mesmo, não é um lugar fácil de visitar.

Estátua de Machiavel na entrada da Galleria degli Uffizzi
Machiavel recebe os visitantes na entrada da Galleria degli Uffizzi

Em pleno mês de novembro, baixa temporada, a fila na entrada era programa para pelo menos duas horas de espera. Lá dentro, sempre haverá hordas de visitantes — nem todos comovidos com a beleza sublime das obras expostas.

Tenha um pouquinho de paciência com as turmas barulhentas, com os guias de excursão que "monopolizam" algumas salas com longas explicações para seu grupo (não sei você, mas o barulho afeta terrivelmente o meu prazer da contemplação).

Confira minha estratégia de sobrevivência pra visitar a Galleria degli Uffizi e ver obras-primas como o Retrato de um Jovem com Barrete Vermelho, de Lorenzo di Credi

Mas não se desanime. Monte uma estratégia de sobrevivência:

Compre o ingresso com hora marcada e escolha os primeiros horários, para entrar logo na abertura do museu. A entrada com hora marcada pode representar a economia de umas duas horas de fila, pelo menos.

Mais detalhes: Museus de Florença - Uffizi e Accademia

Galleria degli Uffizi, Florença
O reflexo das maravilhas de Florença invade a Galeria degli Uffizi

Se você também se incomoda com o burburinho dos grupos, um Ipod poderá ser o seu oásis auditivo (embora não sejam contemporâneos das obras em exposição, Vivaldi e Mozart combinam maravilhosamente. E Chet Baker e John Coltrane não têm contraindicações nunca).

Divida a visita com paradas estratégicas no terraço de Uffizi, para "limpar" o olhar e evitar aquela saturação tão característica de visitas mais longas a museus. Tenho certeza que ninguém fica imune à sensação de ter visto a essência da beleza, após uma visita à Galleria degli Uffizi.

⭐ Galleria dell'Accademia
Aqui, muita atenção: nada de pular essa visita porque já viu a réplica do Davi de Michelangelo na Piazza della Signoria.

Davi, de Michelangelo, na Galleria  della Accademia, Florença
Davi, de Michelangelo, o maior espetáculo (mas não o único) da Accademia

Eu gosto muito das estátuas expostas na Loggia dei Lanzi, na famosa praça (sou louca pelo Rapto das Sabinas, de Giambologna), mas confesso que acho o lugar um pouco saturado — eu ia dizer "poluído", mas ia levar tomatadas.

O Davi de verdade, exposto na Accademia, paira enorme, soberbo, acachapante, no salão principal do museu. É uma visão celestial, uma emoção inesquecível.

Coleção de pinturas pré-renascentistas da Galleria della Accademia, Florença
Coleção de pinturas pré-renascentistas da Galleria della Accademia

Mais atenção ainda: embora espetacular, o Davi não é a única maravilha da Accademia. Lá também estão expostos os Quattro Prigioni, também de Michelangelo e igualmente arrebatadores.

E o segundo andar do museu, sem as multidões suspirando pelo Davi, é um pequeno paraíso florentino: tem uma coleção de pinturas do Século 14, além da coleção de ícones russos... Uma festa quase privê, pois pouca gente se dá ao trabalho de subir as escadas.

Quer ver maravilhas em Florença? A Loggia dei Lanzi, na Piazza della Signoria é uma galeria aberta que exibe esculturas impressionantes, como O Rapto das Sabinas, de Giambologna (esq)

Igrejas em Florença

⭐ Igreja de Santa Maria Novella
Tem afrescos apaixonantes e zero de fila. Preste atenção à Santíssima Trindade, de Masaccio, uma Vida de João Batista, de Ghirlandaio e, na Capela Strozzi, ilustrações inspiradas na Divina Comédia, de Dante.

⭐ Igreja de San Lorenzo
Nada mais emocionante que uma visita às Cappelle Medicee (com fila bem camarada). São três capelas construídas pela poderosa família Medici.

Igreja de San Lorenzo, Florença
Igreja de San Lorenzo

A mais linda é a Capela do Príncipe, com as paredes em mosaico de pietre dure — mármores nas cores mais impressionantes. Na cripta, as esculturas em mármore branquinho buscam luz não sei aonde para iluminarem tudo ao redor.

Museo delle Cappelle Medicee - Chiesa di San Lorenzo, Piazza Madonna degli Aldobrandini, 6, de segunda a domingo, das 8h15 às 13h50. Entrada € 6.

Duomo de Florença (Catedral de Florença)
Detalhe da fachada do Duomo de Florença

⭐ Duomo de Florença
Sempre sitiado por multidões, o Duomo é o cartão postal maior de Florença e é realmente um espetáculo.

Ele é pra ser visto muitas vezes, nas várias horas do dia (o movimento do sol altera a percepção que se tem de sua intrincada decoração exterior).

Oficialmente, é a Basílica de Santa Maria del Fiore, a Catedral de Florença. Certamente, uma das igrejas mais de grife do planeta: tem cúpula projetada por Bruneleschi, Campanário desenhado por Giotto, afrescos de Vazzari, coro de Donatello...).

Saiba mais neste post: O Duomo (Catedral) e o Batistério

Meu roteiro completo: três semanas na Itália

Mais sobre Florença
Post-índice com mapa - todas as atrações e dicas de Florença

Atrações



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook 

Um comentário:

  1. Excelente artigo sobre essa cidade maravilhosa - Florença! Excelentes fotos também - Parabéns :)

    ResponderExcluir