27 de dezembro de 2006

Natal e Ano Novo em Madri: temporada alto astral


Edifício España, Madri
O Edifício España, na Praça de Espanha, é um dos cartões postais mais conhecidos de Madri

No final de 2006, eu queria inventar um Réveillon diferente. Sem aquelas festas chatas e sem felicidade com hora marcada. Escolhi passar a virada do ano em Madri e acertei em cheio: a cidade me proporcionou uma das festas de Ano Novo mais divertidas da minha vida. E olha que eu estava viajando sozinha!

Madri ferve na virada do ano. A confraternização começa no Natal e se estende até a festa dos Reis Magos (6 de janeiro) quando é feita a troca de presentes entre parentes e amigos. 

Templo egípcio de Debod, Madri
O Templo egípcio de Debod, no Parque del Oeste, é uma linda atração gratuita de Madri

Na véspera do Dia de Reis, Madri para para ver a Cabalgata de Reyes (Cavalgada dos Reis), um enorme desfile de carros alegóricos e gente fantasiada, na noite de 5 de janeiro.

Entre o Natal e Reis, parece que todos os madrilenhos estão nas ruas, escolhendo presentes, encontrando amigos, comprando perucas absurdas, apitos e cornetas para o Dia de los Santos Inocentes — e fazendo um barulho infernal com eles. O Mercadillo de Navidad, na Plaza Mayor, quase não dá conta da demanda.

Campo del Moro, Madri
Quer uma trégua da muvuca? Experimente um passeio pelo Campo del Moro, antiga área de caça da Dinastia Habsburgo, lugar sossegado e com essa super vista para o Palácio Real

Passar o final do ano em Madri é uma baita experiência. Veja as minhas dicas:

Fim de ano em Madri  



Fachada histórica no Centro de Madri

Sou apaixonada pelas fachadas do Centro Histórico da capital espanhola, área também chamada de Madri de los Áustrias, em alusão à dinastia Habsburgo, que reinou na Espanha entre 1519 e 1700



O que esperar de Madri no fim de ano
Estar em Madri no final do ano é sucumbir ao efeito de uma felicidade instantânea — talvez aquela felicidade que as pessoas buscam no Réveillon brasileiro, só que sem a obrigação de usar salto alto na areia da praia e de abraçar efusivamente pessoas pra quem a gente não liga muito o resto do ano. A alegria aqui é sem afetação, meio doméstica, suave.

Suave, mas abarrotada: estar em Madri entre o Natal e o Ano Novo é estar permanentemente cercado por multidões. 

O Edifício Metrópolis, no encontro da Calle de Alcalá com a Gran Via, foi construído em 1911 e é um marco da arquitetura Beaux-Arts em Madri

Edifício Metrópolis, Madri

Por exemplo: estava louca para provar os maravilhosos doces de La Mallorquina, na Porta do Sol, mas nem o refinado treinamento dos meus cotovelos, adquirido em muitos Carnavais da Praça Castro Alves, foi capaz de vencer a massa compacta, eternamente postada na porta da confeitaria — só no quarto dia de esforço consegui acesso ao paraíso.

Não tem importância: a cada tentativa frustrada, bastava caminhar uma quadra pela Calle de Arenal e comer um dos deliciosos sanduíches de pão de miga de Las Tapas de Ferpal. O sanduíche de patê de lagosta, servido no balcão, com uma taça de vinho, é irresistível.

Porta do Sol, Madri
A Porta do Sol é o coração de Madri e o quilômetro zero de todas as estradas da Espanha
La Mallorquina, confeitaria na Porta do Sol, Madri
La mallorquina: levei quatro dias pra conseguir vencer a multidão e poder provar essas delícias

Doze horas depois do meu desembarque em Madri, uma bomba explodiu no estacionamento do Terminal 4 do Aeroporto de Barrajas, matando dois equatorianos que dormiam em seus carros enquanto aguardavam o voo que chegaria de Quito. Foi a segunda ação do grupo separatista basco ETA a ocorrer na minha “vizinhança”. 

Em 2005, quando percorria o Caminho de Santiago, uma bomba havia explodido em Santiago de Compostela, também num estacionamento, dias antes de eu chegar à cidade.

Madri: taverna no Bairro de las Letras

Por mais muvucada que estivesse Madri no fim de ano, sempre havia um lugarzinho nas castiças tavernas do Barrio de las Letras para bebericar una copita de xerez ou de vermute. O bairro ganhou esse nome em função de ter como moradores ilustres gente como Lope de Vega e Cervantes


Madri: taverna no Bairro de las Letras

Os jornais só falavam do assunto, mas o atentado não arrefeceu a euforia das ruas de Madri. As pessoas com quem conversei não demonstravam grande preocupação com o episódio: “Uma insensatez”, diziam. Mas não demonstravam estar aterrorizados. Ninguém cogitava, por exemplo, deixar de ir à Porta do Sol, no Ano Novo, por medo de uma nova ação do ETA.

Se eles estavam calmos, não era eu que ia me preocupar. Desde a minha primeira hora em Madri, tratei de aproveitar ao máximo o bom astral da cidade, o movimento incessante das ruas e a gentileza de um inverno europeu a 12 graus de temperatura. Em menos de 24 horas, eu já estava completamente apaixonada pela cidade.

Monumento a Cervantes, Madri
Dom Quixote e Sancho Pança no Monumento a Miguel de Cervantes, na Praça de Espanha

Hospedagem em Madri
⭐Hotel Gran Atlanta
Calle Comandante Zorita 34 (Estação de Metrô Nuevos Ministérios).

 Hotel bem convencional, padrão três estrelas, com serviço impessoal, mas correto. A calefação central não tinha controle individual nos apartamentos, o que me faz passar algum calor no quarto, sem que a administração conseguisse resolver o problema.

Fica numa área segura e bem servida de transportes, próxima de uma loja do El Corte Inglés e do Estádio Santiago Bernabeu, do Real Madrid. Na semana entre o Natal e o ano novo, paguei 80 Euros no apartamento single.


Mais sobre Madri
Dicas gerais
Hospedagem em Madri – o animado bairro de Chueca
Madri é um excelente destino pra quem viaja sozinha
O Mercado de San Miguel e outros lugares para comer bem no Centro Histórico de Madri
Comida madrilenha: callos e outras delícias
Como aproveitar uma conexão: 8 horas em Madri
A noite de Madri: farra para todas as idades
Dica de hospedagem próxima ao aeroporto de Barajas
Passeios e atrações
Madri desencanada: Chueca e Malasaña
Domingo em Madri: o Rastro e o Retiro
Roteiro em Madri: da Praça de Espanha ao Palácio Real
Passeio pelo Barrio de las Letras
Um passeio pelo Século de Ouro (e todas as atrações são grátis!)
Roteiros literários: a Madri dos Áustrias 
Três museus que valem a viagem
Ano Novo em Madri: como é a festa na Porta do Sol

A Espanha na Fragata Surprise
Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário