30 de dezembro de 2006

O que comer em Madri - callos e outras delícias


Igreja de los Calatravas, Calle de Alcalá

O inverno civilizado de Madri permite caminhadas intermináveis, essenciais para compensar a comilança em que esse meu fim de ano se transformou. Culpa da cidade: tem coisa melhor do que devorar os docinhos de gema de La Mallorquina? Ou os sanduíches no pão de miga da Casa Ferpal?

Claro que tem: detonar uma tigela bem quente de Callos a la Madrileña. Não vou chamar de sopa, mas os callos (dobradinha), com seu molho encorpado, exigem uma boa colher para serem apreciados em sua plenitude. Fui apresentada a eles num restaurante simplezinho, no bairro de Lavapié  não anotei o nome do lugar.

A temperatura tinha caído um bocado e tudo o que eu queria era esquentar os meus ossos gelados. O prato típico de Madri me  devolveu ao mundo dos vivos.

Callos a la Madrileña: deliciosos
Analfabetos gastronômicos torcem o nariz para a dobradinha e os miúdos em geral — gente iletrada afetando finezas é um saco! — e deixam de experimentar coisas absolutamente sublimes, como os callos madrileños e sua contrapartida italiana, as trippe alla romana. Problema dos esnobes. Eu adoro e recomendo. Depois da primeira vez, tive que me esforçar para não repetir em todas as refeições.

No geral, comi muitíssimo bem durante toda a semana que passei em Madri. Em todos os restaurantes que experimentei-- até aqueles que escolhi ao acaso, para uma refeição rápida e despretensiosa-- a comida estava sempre saborosa, quando não excelente. Os frutos do mar, os embutidos, os frios, os doces e as tapas até hoje me dão muita saudade. O bom é que a cidade está sempre lá.

Onde comi bem em Madri

Goizeko Kabi
Comandante Zorrita 37



Cozinha Basca de autor. Também foi muito bem recomendado e merece cada palavra dos elogios que ouvi sobre o lugar. Fiquei felicíssima quando descobri que ele ficava exatamente em frente ao meu hotel. O serviço é extremamente atencioso, o ambiente é despretensioso, mas elegante e a comida estava perfeita, especialmente o Txangurro al estilo de Bilbao (caranguejo). Jantar com espumante, vinho, sobremesa, café e licor por 60 Euros.

La Mallorquina
Plaza de la Puerta del Sol nº 8, esquina com Calle Mayor



Os doces feitos com gema são meus preferidos-- embora os palmiers também sejam absolutamente matadores. Casa tradicional (desde 1894)  a confeitaria tem preços acessíveis e delícias para todos os gostos. Vale cada cotovelada que você precisar dar ou levar para conseguir passar pela porta e ao balcão.

Ferpal
Calle de Arenal n° 7



A casa é uma gigantesca mercearia, onde se pode comprar as diversas especialidades espanholas, além de degustá-las no balcão, com uma taça de vinho ou uma das dezenas de marcas de cerveja em oferta. O restaurante também serve especialidades espanholas e vive lotado. Uma opção simpaticíssima para o almoço, um lanche rápido ou um ataque de gula a qualquer hora, a meio caminho entre a Puerta del Sol e a Plaza del Oriente.

Mais sobre Madri
Dicas gerais
Hospedagem em Madri – o animado bairro de Chueca
Excelente destino pra quem viaja sozinha
O Mercado de San Miguel e outros lugares para comer bem no Centro Histórico
Como aproveitar uma conexão: 8 horas em Madri
A noite de Madri: farra para todas as idades
Dica de hospedagem próxima ao aeroporto de Barajas
Passeios e atrações
Madri desencanada: Chueca e Malasaña
Domingo em Madri: o Rastro e o Retiro
Roteiro em Madri: da Praça de Espanha ao Palácio Real
Passeio pelo Barrio de las Letras
Um passeio pelo Século de Ouro (e todas as atrações são grátis!)
Roteiros literários: a Madri dos Áustrias 
Três museus que valem a viagem
Do Natal à Festa de Reis: o animadíssimo fim de ano em Madri
Ano Novo em Madri: como é a festa na Porta do Sol

A Espanha na Fragata Surprise
Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota


A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário