30 de março de 2006

O melhor presente do mundo: aniversário em Paris

Pont Neuf, Paris
A Pont Neuf e aquela luz que só existe em Paris

Música deste post: Feeling Alright, Joe Cocker

Já que o envelhecer é inexorável, façamo-lo com estilo: adoro passar aniversário em Paris. Finalzinho de março, tempinho frio, cidade mais vazia... Perfeito.

Bulevar Saint-Michel, Paris
O Boulevard Saint-Michel (esq), foi meu vizinho de porta nessa temporada no Quartier Latin 
É no comecinho tímido da primavera que Paris se apresenta como o cenário exato pra que eu caminhe distraída, namore as fachadas do Marais e os tabuleiros dos bouquinistes à beira do Sena e brinque de figurante em meu filme da Nouvelle Vague.

Tempo bom pra devorar livros e mais livros nas mesas dos cafés ou num banco de praça (de preferência, onde bata sol).

Bilhete para passeio de barco pelo Rio Sena em Paris
Claro que teve passeio de barco pelo Rio Sena, um jeito delicioso de ver Paris

Vitrine de um antiquário no bairro de Montmartre, em Paris
Vitrine em Montmartre
Meu aniversário em Paris em 2006 foi assim. O verbo era flâner: reservei três semanas de folga para vir fazer rigorosamente nada na cidade, exceto o que desse vontade.

Com todo o direito à preguiça e a recusar programas que podem até “contar para o currículo”, mas que não me acrescentariam nada no capítulo prazer.

Por exemplo, dar meia volta, na porta do museu, se a fila estivesse grande. Ou gazetear o almoço no bistrô descolado para devorar um pacote de macarrons da Ladurée...

Pont Notre Dame, Paris
Caminhar sem compromisso por Paris é um prazer indescritível. Na imagem, a Pont Notre Dame, que liga a Île de la Cité à Rive Droit, a margem direita do Sena

Palácio da Justiça, Paris
O Palácio da Justiça (acima) guarda um dos mais belos tesouros de Paris, a Sainte Chapelle (abaixo)
Sainte Chapelle, Paris

Essa rebeldia inclui até fazer coisas que a gente sabe que não deve. Como me hospedar no Quartier Latin, com seus hotéis de quartos minúsculos e preços inflacionadíssimos - fortes candidatos ao título de pior relação custo/ benefício do planeta.

Mas encasquetei. E a hospedagem no Quartier Latin tem lá suas vantagens: começar o dia lendo o jornal no jardim do Hôtel de Cluny, um cantinho que adoro, e visitar muuuuitas vezes as tapeçarias da Dama e o Unicórnio, expostos no Museu Nacional da Idade Média, que funciona lá.

Jardim de Cluny, Paris
O Jardin de Cluny e o Museu da Idade Média (abaixo) meu favorito em Paris

Museu Nacional da Idade Média, Paris


E tem coisa melhor do que a certeza de que a última visão de Paris, todas as noites, será a beira do Sena, com Notre Dame de um lado e Pont Neuf do outro?

Paris tem museus espetaculares, lojas escandalosas, restaurantes indescritíveis. Mas Paris, pra mim, é andar na rua. 

E andar na rua é constatar que as francesas conhecem 417 formas de amarrar uma echarpe, 325 jeitos de levantar a gola do casaco e pelo menos 218 maneiras de puxar uma mecha de cabelo para trás da orelha. Não dá pra competir...

Banca de livros usados em Saint Germain-des-Prés, Paris
Banca de livros usados em Saint Germain-des-Prés

Andar na rua em Paris é me apaixonar a cada passo. Por vitrines, fachadas e detalhes. É garimpar um livrinho, nas eternas pilhas expostas nas calçadas.

É, principalmente, encontrar referências: uma rua por onde transitou um personagem, uma placa que sinaliza a antiga morada de um poeta ou homenageia um combatente da Resistência.

Bairro do Marais, Paris
Qualquer caminhada pelo Marais é o paraíso pra quem gosta de garimpar detalhes 

Bairro do Marais, Paris

Andar na rua em Paris é também olhar os franceses, que devem aprender no Jardim de Infância aquele jeito de inclinar a cabeça, a la Belmondo.

Junte tudo isso a uma casquinha de sorvete de framboesa da Berthillon e a felicidade está completa...

Place des Vosges, Paris
Eu sou encantada pela Place des Vosges

Mas este aniversário aniversário em Paris não foi só flanar. A França estava ardendo. No dia em que cheguei, ainda encontrei os vestígios da imensa manifestação da véspera.

Mais de 130 cidades tiveram marchas inflamadas contra a chamada Lei do Primeiro Emprego, uma tentativa do governo conservador de Dominique de Villepin de flexibilizar direitos trabalhistas, a pretexto de “facilitar” o acesso dos jovens ao mercado de trabalho.

Jardins do Palais Royal, Paris
A calma reinava nos Jardins do Palais Royal

A greve foi forte, paralisou diversos serviços, afetou o tráfego aéreo e os transportes públicos. Mas no dia seguinte, quando desembarquei em Paris, estava tudo de volta ao normal.

Meu voo pousou no horário e não tive dificuldades de pegar o RER do Aeroporto Charles de Gaulle até o centro — quer dizer, não tive mais dificuldades que o normal, porque aquele trem lotado, com mala, ninguém merece...

Fachada histórica emParis

Tinha gente comparando essas mobilizações de 2006 em Paris às famosas barricadas de 1968. Descontado o grande exagero, foi mesmo impressionante ver a quantidade de gente nas manifestações realizadas durante minha estadia na cidade.

Eu amei, claro. Jornalistas são bichos estranhos, mais confortáveis na turbulência que na calmaria.

Passeio às margens do Sena, Paris
Passear às margens do Sena é um dos grandes programas de Paris

O fato é que Paris me pareceu muito mais viva, desde que cheguei do aeroporto, emergindo do buraco de metrô no mesmo Boulevard Saint Michel celebrizado por aquela primavera lá de 68, tempo em que as pessoas eram realistas e reivindicavam o impossível, como ensinava uma célebre pichação. 

Em tempo: cerca de 10 dias, inúmeras manifestações e mais duas jornadas de greve geral após a minha chegada, o governo francês recuou e retirou a proposta da Lei do Primeiro empregos. Eu recebi a notícia em Amsterdã, pra onde tinha dado uma escapadinha de quatro dias, e comemorei  um bocado. 

Confeitaria Ladurée, na Avenida de Champs-Élysées, Paris
A fachada Belle Époque de Ladurée, na Avenida de Champs-Élysées
Endereços
Musée National du Moyen Age- Musée de Cluny- 6 place Paul Painlevé. Das 9:15h às 17:45h (fecha às terças). Entrada: 8,50 €

Berthillon- 29-31 Rue Saint Louis en l'Ile.

Ladurée- A matriz fica no nº 75 da Avenue des Champs-Elysées. Confira outros endereços no site.


Todos os posts sobre comida em bebida estão no Índice Comes&Bebes


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário