1 de julho de 2005

Um dia no Castelo de Praga


Castelo de Praga na República Tcheca

As torres da Catedral de São Vito, lá no alto, no Castelo de Praga, estão sempre ao alcance da vista


Em uma cidade cheia de belezas e atrações, o Castelo de Praga não precisa fazer muito esforço pra ser o grande destaque. Pra começar, é difícil ficar imune à sua presença imponente na paisagem da cidade, todo garboso no alto da colina que domina o Centro Histórico da capital tcheca.

E tudo o que promete de longe, o Castelo de Praga cumpre. Ele é mesmo espetacular: 72 mil metros quadrados de jardins encantadores e construções belíssimas e cheias de história, como a Catedral de São Vito, o Palácio Real, a Torre Daliborka, a Basílica e o Convento de São Jorge e as casinhas da Viela Dourada.

Catedral de São Vito e Torre Daliborka no Castelo de Praga
A Catedral de São Vito e a Torre Daliborka, no Castelo de Praga


Reserve um dia inteiro para ver o Pražský hrad, o Castelo de Praga, e o lindo bairro de Hradcany, região onde se iniciou a povoação da cidade. o "Bairro do Castelo" é uma sucessão de palácios e jardins espetaculares, alguns deles com vistas maravilhosas para a cidade, lá embaixo. Só ele já rende um passeio maravilhoso.

Veja as dicas para aproveitar todas as belezas do Castelo de Praga e Hradcany:

Visita ao Castelo de Praga 


Como chegar ao Castelo de Praga


Rua Nerudova em Praga na República Tcheca
Casa dos Dois Sóis na Rua Nerudova em Praga
Demorei muito subindo a Rua Nerudova, um dos acessos ao Castelo de Praga. O caminho é muito íngreme, mesmo. Mas perdi a conta das paradas que fiz pra namorar os detalhes das fachadas, como a da Casa dos Dois Sóis


A subida da Rua Nerudova

O prazer da visita ao Castelo de Praga começa bem antes da gente chegar lá: é muito bacana admirá-lo de longe, de diversos ângulos (praticamente de qualquer lugar, à beira do Rio Vltava e de Mala Strána, coração do Centro Histórico).

Depois, é mais bacana ir chegando ao Castelo de Praga aos pouquinhos. Esqueça o bonde e vá a pé, subindo a histórica Rua Nerudova. A ladeira vai cobrar bastante do seu fôlego, mas a beleza do casario vale o esforço.

Rua Nerudova em Praga
Rua Nerudova em Praga
Rua Nerudova em Praga
Numeração pra quê, né? 😉


Observe a decoração das fachadas, com detalhes únicos em cada edifício da Rua Nerudova. Essa era a forma de identificar as residências, antigamente, já que as casas não tinham numeração.

Os endereços eram mais ou menos assim: “Rua tal, na casa do carneirinho”, ou “Rua Y, na casa dos dois sóis” —  tem jeito mais lindo do que esse?

"Casa do Carneirinho" no Centro Histórico de Praga
A decoração das fachadas substituía a numeração. Eu queria ter um endereço assim: Rua tal, Casa do Carneirinho

"Casa do Cisne" no Centro Histórico de Praga
Casa da Medusa na Rua Nerudova em Praga
Casa dos Violinos na Rua Nerudova em Praga

A Casas dos Violinos e a Casa da Medusa, na Rua Nerudova, atraem filas de turistas para as fotos 


Bonde para o Castelo de Praga

Se subidas íngremes não forem a sua praia, você pode chegar ao Castelo de Praga com o Tram (bonde) 22, que sobe de Mala Strana para o Bairro do Castelo. A maioria das pessoas desce do bonde na parada Pražský hrad ("Castelo de Praga"), a mais cômoda.

Igreja de Loreto em Praga
Igreja de Loreto em Praga
Igreja de Loreto em Praga
Antes de entrar no Castelo de Praga, vale a paradinha pra ver o conjunto barroco da Igreja e do Convento de Loreto

Entretanto, sugiro que você siga um pouco mais com o bonde e desça parada Pohořelec. Caminhe, ladeira abaixo, passando por Loretánská (Igreja e Convento de Loreto), para admirar seu campanário barroco, e por belos palácios, entre eles os famosos Martinicky e o Toscano.

Palácio Toscano em Praga
Palácio Toscano em Praga
Também vale dar uma bisbilhotada no Palácio Toscano, na Praça do Bairro do Castelo

Praça do Bairro do Castelo em Praga
Praça do Bairro do Castelo em Praga
Praça do Bairro do Castelo em Praga
A Hradčanské náměstí está cercada por belíssimas construções. Vale a pena dar uma voltinha por lá


Caminho da muralha para o Castelo de Praga

O terceiro trajeto que você pode fazer para chegar ao Castelo de Praga é pegar o caminho que margeia as antigas fortificações e que começa em Malostranské náměstí (a praça principal de Mala Strána).

O charme dessa rota acompanhando a muralha são os exuberantes jardins de diversos palácios que se descortinam ao longo da trilha. Talvez por isso, esse é o caminho mais usado pelos turistas que vão ao castelo.

Caminho da Muralha para o Castelo de Praga
Caminho da Muralha para o Castelo de Praga
O acesso mais concorrido ao Castelo de Praga é este caminho que parte de Mala Strána e acompanha o traçado da muralha

Portão na muralha do Castelo de Praga
Mala Strána em Praga
Super recomendo descer do Castelo pelo caminho da muralha. No alto, o portão de acesso à trilha. Acima, a vista para Mala Strána durante o percurso


Ingresso para o Castelo de Praga


Há dois tipos de ingresso para o Castelo de Praga. 
Recomendo fortemente que você compre o mais caro (350 CZK) para fazer o roteiro completo, com acesso a todas as áreas.

Os visitantes recebem um mapa explicativo para transitar entre os muitos pátios e pavilhões internos do castelo.

Recomendo, ainda, o aluguel do áudio-guia, para compreender melhor a história, a arquitetura e as muitas obras de arte expostas  — pena que não tenha o roteiro em português.

Castelo de Praga na República Tcheca
Castelo de Praga na República Tcheca
Não se assuste com esses brutamontes de pedra na entrada do Castelo de Praga. Tirando as estátuas, todo o resto é bem cordial 😊

Castelo de Praga na República Checa
O Castelo de Praga ainda é a sede do governo do país. O presidente da República Tcheca despacha neste edifício

O que ver no Castelo de Praga


O Castelo de Praga é imenso (72 mil metros quadrados) e suas origens remontam ao Século 9, quando a área começou a ser fortificada pela dinastia fundadora do reino da Boêmia.

O edifício mais famoso nas dependências do castelo é a Catedral de São Vito, construção gótica do Século 14.

Um detalhe interessante é que a Catedral de São Vito sofreu diversas alterações ao longo dos séculos, o que coloca, lado a lado, vitrais medievais e outros desenhados por Alfons Mucha, o maior expoente tcheco do Jugendstil (vertente da Art Nouveau característica das regiões do antigo Império Austro-Húngaro).

Catedral de São Vito no Castelo de Praga
Catedral de São Vito no Castelo de Praga
Catedral de São Vito no Castelo de Praga
Catedral de São Vito no Castelo de Praga
A Catedral de São Vito é o edifício mais conhecido do Castelo de Praga. É também a construção gótica mais importante da cidade. Sua construção foi iniciada no Século 14
Vitrais na Catedral de São Vito no Castelo de Praga
Vitral de Alphons Mucha na Catedral de São Vito no Castelo de Praga

A Catedral de São Vito tem vitrais de diversas épocas. Acima, vitral de Alfons Mucha, expoente da Art Nouveau


Entre as demais atrações do Castelo de Praga, não deixe de ver a Basílica de São Jorge, do Século 10, com seu rico acervo de arte gótica, barroca e renascentista, o Antigo Palácio Real (Século 12) e a Viela Dourada, uma ruazinha de casas do Século 16, onde Kafka morou por algum tempo.

Viela Dourada no Castelo de Praga
Viela Dourada no Castelo de Praga

A Viela Dourada tem casinhas fofas e já teve Franz Kafka como morador


A lenda do príncipe na torre

O que mais me encantou no Castelo de Praga foi a Torre Daliborka, que funcionou como prisão até o Século 18.

Não que ela seja mais bonita que as atrações que já citei, mas não há como resistir à lenda que cerca seu ocupante mais ilustre, Dalibor de Kozojedy, nobre do Século 15 condenado à morte por proteger servos rebeldes.

Torre Daliborka no Castelo de Praga
A Torre Daliborka é cenário de uma lenda que virou ópera


Conta-se que durante todo o tempo em que esteve preso na torre, Dalibor dedicava-se a tocar violino e a tristeza das notas comovia o povo de Praga que, em retribuição, lhe trazia comida — certamente escassa nas mesas dos pobres da cidade — que ele içava numa cesta atada a uma corda.

Guarde um tempo para explorar as ruas no interior do Castelo de Praga

Basílica de São Jorge no Castelo de Praga
Basílica de São Jorge no Castelo de Praga

A Basílica de São Jorge é a mais antiga igreja do Castelo de Praga. Ela data do Século 10º e foi construída originalmente em estilo Românico


A história é contada na Ópera Dalibor, do compositor tcheco Bedřich Smetana. O que o libretto da ópera não conta é que “violino” era o nome de um instrumento de tortura, usado na Idade Média.

Alguns historiadores sugerem que Dalibor teria comovido o povo de Praga não com música, mas com gritos de agonia, submetido a sessões de tortura com o tal "violino"... Mas eu prefiro imaginar a melodia escapando pelas janelas da torre.

Palácio Belvedere e Jardins Reais

Eu fui ao Castelo de Praga duas vezes. No segundo dia, cheguei lá de outro jeito muito legal: desci do bonde em frente aos Kralovska Zahrada (Jardins Reais), que atravessei para chegar ao Castelo.

Palácio Belvedere no Castelo de Praga

Palácio Belvedere, antiga residência de verão da realeza. Uma trilha nos Jardins Reais liga o edifício à parte mais conhecida do Castelo de Praga


É um passeio inacreditável de bonito, com uma vista para Praga de rasgar a roupa (levei quase a manhã inteira por lá).

Também é imperdível dar uma parada no Palácio Belvedere, construído no Século 16 como residência de verão da realeza.

Palácio Belvedere no Castelo de Praga

Toda a fachada do Palácio Belvedere é recoberta de decorações em sgrafitto (uma técnica que você vai ver muito em Praga e também em Viena, que consiste na aplicação de muitos desenhos, geralmente florais, com uma espécie de estêncil).

Os jardins do Belvedere são lindíssimos e dá para a gente se perder por lá. O perigo é a gente desistir de achar a trilha para o Castelo e ficar o resto do dia morgando naquele sossego verde.

Castelo de Praga na República Tcheca

Chegada ao castelo por Hradčanské náměstí


Um café na Praça do Castelo de Praga

Na saída dos jardins do Palácio Belverede, aproveite para dar uma paradinha no Espresso Kajetánka, um bonito café em Hradčanské náměstí (a Praça do Castelo), ao lado das muralhas. Tem uma vista linda para a cidade.

Eu tomei uma sopa de cebola para espantar o frio, com uma taça de vinho. Paguei 120 CZK (4 euros).

Como organizar a visita ao Castelo de Praga 

As áreas externas do Castelo de Praga abrem diariamente, das 5h à meia-noite, no verão (abril a outubro) e das 6h às 23h, no inverno. Você pode passear à vontade por elas, sem pagar ingresso.

Para ter aceso às principais construções no interior do castelo, é preciso comprar entrada. Essas áreas podem ser vistas a partir das 10 até às 18h, no inverno, e até às 21h, no verão.

Todos os dias, ao meio-dia, é realizada a cerimônia de troca da guarda no pátio principal do castelo. De hora em hora, também há a troca da guarda no portão principal. Os jardins do Castelo são abertos ao público de abril a outubro.

Mais sobre Praga

A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário