23 de julho de 2005

Caminho de Santiago: Valença do Minho e Tui


Caminho de Santiago, Valença do Minho, Portugal
A margem portuguesa do Rio Minho, com Valença ao fundo

Caminho de Santiago- 1° Dia, de Valença do Minho a Tui

Meu ponto de partida no Caminho de Santiago foi a cidade portuguesa de Valença, às margens do Rio Minho, que marca a fronteira entre Portugal e Espanha.

Cheguei de trem, de Lisboa (com parada no Porto) e, por volta das 17 horas, comecei oficialmente a caminhada para Santiago de Compostela indo da estação de Valença até a cidade de Tui, já na Espanha.

Essa primeira etapa é só um aquecimento: apenas três quilômetros separam a estação ferroviária de Valença Minho do Albergue de Peregrinos de Tui, na outra margem do Minho.

Veja como foi este primeiro dia da caminhada a Compostela:

Tui, Galícia, Caminho de Santiago
Tui, na margem espanhola do Minho, e sua imponente catedral medieval no ponto culminante da cidade

Caminho de Santiago: Valença do Minho e Tui


No início da minha caminhada a Santiago de Compostela, a grande atração foi a antiga Fortaleza de Valença, que guarda a fronteira portuguesa, diante do Rio Minho. Ela  foi construída no Século 12 para proteger o território que ainda engatinhava como Reino de Portugal.

As feições atuais da praça-forte, porém, são do Século 17, quando as guerras de restauração (Portugal novamente lutando por sua independência da Espanha) exigiram a ampliação e reforço das muralhas e baluartes da Fortaleza de Valença do Minho.

Valença tem menos de 10 mil habitantes e acredito que todos eles estivessem bem abrigados do calor na tarde de sábado, porque não havia viv'alma na rua quando cheguei à cidade.

Para chegar a Tui, é preciso atravessar a Ponte Internacional, oficialmente um posto de fronteira entre Portugal e Espanha.

Fronteira entre Portugal e Espanha na altura de Valença do Minho e Tui
Não houve formalidades na travessia da fronteira entre Portugal e Espanha, graças ao tratado de Schengen

Por conta do Acordo de Schengen, não é preciso apresentar documentos nessa travessia. Mas é bom estar com o passaporte à mão, caso os oficiais da imigração resolvam pedir.

A única formalidade que cumprimos na passagem da fronteira entre Portugal e Espanha foi a parada para as fotos.

Apesar do cansaço, consegui ver um pouco da cidade de Tui, depois de deixar a mochila no Albergue de Peregrinos. Eu e minha amiga Dulce Ferrero éramos as duas únicas hóspedes no quarto enorme, tomado por beliches.

greja de Santo Domingo em Tui, Caminho de Santiago

Igreja de Santo Domingo, já na saída de Tui


greja de Santo Domingo em Tui, Caminho de Santiago

Encerramos o dia numa mesinha ao ar livre, na praça ao lado da catedral de Tui, jantando picados de jamón — eu ainda ia demorar alguns dias para me acostumar a chamar sanduíche de "picado"— e unas copitas de jeréz.

Em poucos dias, eu iria aprender a substituir o jeréz andaluz pelo ribeiro galego, vinho branco que parece ser fabricado em todos os quintais da região. Mas esse é assunto para outro post.

Onde dormir em Tui

⭐Albergue de Peregrinos de Tui
Rúa Párroco Rodríguez Vázquez s/n.
Tem 40 vagas em beliches e o alojamento abriga homens e mulheres, sem separações.

Quando fiz o Caminho de Santiago, em 2005, os Albergues de Peregrinos eram gratuitos, bastava apresentar a credencial — que deveria ser carimbada pelo zelador, como comprovação de sua passagem pelo local.

A contribuição voluntária (alguns euros para ajudar na manutenção do albergue) era muito bem vinda, mas não obrigatória.

Atualmente, embora ainda restem albergues gratuitos, a regra é cobrar entre € 3 e € 5 pelo alojamento.

Convento nos arredores de Tui, Caminho de Santiago
Convento nos arredores de Tui

Os Albergues de Peregrinos do Caminho de Santiago não aceitam reservas: os hóspedes são recebidos por ordem de chegada.

Os peregrinos podem pernoitar apenas uma noite em cada albergue. Se você gostar da cidade e resolver ficar mais um pouco, terá que arrumar outro local para dormir.

Os beliches não dispõem de lençóis nem de travesseiros. A forma mais prática de se acomodar é com um saco de dormir sobre o colchão.

Os albergues de peregrinos estão bastante disseminados em praticamente todas as cidades e vilas da Galícia na rota para Santiago de Compostela.

Em Portugal, as Pousadas de Juventude ao longo do Caminho de Santiago oferecem 10% em suas diárias para peregrinos. Outra vantagem de ter a Credencial.


A Espanha na Fragata Surprise
Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota


A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook 

6 comentários:

  1. É possível dormir entre as cidades maiores no fim do caminho de Santiago?
    Entre Redondela, Pontevedra, Caldas de Rei e Padron?
    Gostaria de decidir no dia se paro pra dormir ou se continuo?
    consigo dormir em qualquer ponto do caminho ou só nessas cidades?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. É possivel, sim. Não sei se vc vai encontrar albergues oficiais, mas alguma pousafinha há de haver. É bom pesquisar direitinho, pq são cidades muito pequenas

    ResponderExcluir
  3. Ola! Consigo o passaporte do pelegrino em Tui ou Valença?

    ResponderExcluir
  4. Daniella, é melhor vc consultar a Associação Portuguesa dos Amigos de Apóstolo Santiago (APAAS), em Lisboa, a Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago (http://www.caminhodesantiago.org.br/Credencial.html) ou a Associação dos Confrades e Amigos do Caminho de Santiago (https://www.santiago.org.br/atendimento-ao-peregrino).

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer o caminho em agosto de 2024 , quando devo pedir o passaporte do peregrino ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha credencial de peregrina foi pedida em Lisboa, cerca de 15 dias antes do início da caminhada. Mas isso foi em 2005. Eu reuni as dicas de organização da viagem aqui neste post > https://www.fragatasurprise.com/2013/04/dicas-do-caminho-de-santiago.html

      Excluir