30 de junho de 2005

Comer em Praga: muito prazer (mesmo!!!), "seu" Knedliky


Praga: Ponte Carlos e bairro de Novotného Lávka vistos da Ilha de  Kampa

Entardecer em Praga: a Ponte Carlos e o bairro de Novotného Lávka vistos da Ilha de  Kampa


Logo no meu primeiro dia em Praga, fui apresentada a uma das maiores maravilhas locais. E não estou falando de um ponto turístico (que são muitos) ou da a arquitetura da cidade, que é mesmo deslumbrante. 

A grande maravilha é o knedliky, uma iguaria tcheca que vale a viagem — e que me perdoem os edifícios barrocos, medievais e art-nouveau que quase me fazem perder a cabeça, mas por um bom tempo, eu só tinha olhos (e paladar e olfato...) para essa preciosidade culinária de Praga.

O knedliky é a grande delícia que você vai comer em Praga. É o exemplo perfeito de que a simplicidade pode ter um requinte inimitável. Descubra essa maravilha tcheca:


Comer em Praga: viva o knedliky

Knedliky, bolinho típico da República Tcheca
O knedliky parece simples, mas é uma maravilha


O que é knedliky
Não vou cometer a injúria de chamar knedliky de "bolinho" — certa vez, ouvi uma paulista chamar acarajé de bolinho" e quase saí no braço.

Os knedliky são feitos de farinha de trigo com fermento (ficam mais "fofinhos" que nhoque) e, sozinhos, têm um sabor discreto. E essa é a graça: eles absorvem o molho e ficam irresistíveis.

Pra mim, knedliky é o arroz dos tchecos, na medida em que acompanha os pratos e os impede de desperdiçar o molho (e como tem molho na comida deles!). Mas arroz não tem gosto de nada, ao passo que knedliky...

Ilha de Kampa, Centro Histórico de Praga, Tchéquia

A Ilha de Kampa fica ao lado de Mala Strána — o "Pequeno Quarteirão”, coração do Centro Histórico de Praga. Além de comer knedliky com frutas vermelhas 😋, dá pra fazer passeios de barquinho por lá


Enfim, só indo lá para provar. Ainda que Praga fosse um imenso conjunto habitacional soviético, acredite, valeria a pena a viagem só pra experimentar os bichinhos. E eu já estava convencida disso só de provar knedliky salgado.

Knedliky doce
 Até que, numa bela tarde, resolvi sentar num restaurante da Ilha de Kampa, um parque muito agradável do lado Oeste da Ponte Carlos.

Só queria olhar o sol caindo sobre as fachadas de Novotného Lávka, do outro lado do Rio Vltava.

Mas resolvi pedir uma sobremesa — o bom de viajar sozinha é que, se der na telha, eu almoço duas vezes, como a sobremesa em três restaurantes diferentes ou janto às quatro da tarde, sem ninguém pra dizer que estou ficando maluca.

Enfim... fui pedir a sobremesa e lá estava ele: knedliky doce. E de frutas vermelhas!!

Teatro Nacional, Praga, Tchéquia

A vista do restaurante até que era legal, mas eu só tinha olhos para o knedliky. O edifício da esquerda é o Teatro Nacional (Národní divadlo)


Pepe Legal e Babalu tinham um cachorro chamado Snuffles que ia às nuvens, toda vez que ganhava um biscoito canino — na verdade, ele se atirava no chão, se debatia e depois saía flutuando (veja o vídeo abaixo).

Na primeira garfada nos knedliky, recheados com geleia e pedacinhos de framboesas e amoras, só não repeti Snuffles porque tive medo de ser deportada.


Comer em Praga - além do knedliky
A epifania dos knedliky doces foi vivida no Restaurace Rybársky Klub (Clube dos Pescadores, U Sovovych Mlynu 1, Kampa).

O lugar é meio classudo, especializado em peixes — certamente, não estaria preparado para o chilique que eu quase dei por conta da espetacular sobremesa. Fingi estar extasiada com a vista (que bate um bolão) e acho que meus suspiros passaram como normais para as mesas próximas.

Castelo de Praga, República Checa

Terraço do restaurante eslovaco, com vista para o Castelo de Praga: não anotei o nome, mas guardei o visual


Ao knedliki salgado eu fui apresentada logo na minha primeira refeição em Praga, o almoço  no Restaurace Pod Slavínem (Svobodova 4/144. Bem pertinho da parada Albertov do tram).

Esse restaurante fica a três quadras da universidade, o que contribui para o ambiente muito simples e simpático, cheio de estudantes apressados devorando suas porções gigantescas antes de voltar para as aulas.

Almocei muitíssimo bem por inacreditáveis 6 euros e ainda levei a metade do prato para a pensão, onde ficou guardadinha na geladeira no quarto até ser devastada num ataque de fome noturna.

Bairro do Castelo, Praga, República Tcheca
Praga é uma festa para os olhos, como provam essas belas construções do Bairro do Castelo — repare o requinte da decoração na técnica de sgrafitto —, mas o paladar também é um sentido muito bem tratado na cidade 

Para que ninguém imagine que as minhas refeições em Praga ficaram imitadas a knedliky doces e salgados, vou lembrar aqui de um almoço inesquecível, num restaurante de Nerudova  vou ficar devendo o nome, porque anotei num papelzinho qualquer e perdi.

Ficava numa linda casa do século 14 ou 15, com pequenos ambientes, poucas mesas em cada pavimento.

Escolhi, claro, o terraço do restaurante: quatro lances de uma escadinha em caracol, beeeem medieval. Lá no topo, uma vista inacreditável para o Castelo de Praga e um monte de turistas quase microscópicos, à distância, me dando tchauzinho, enquanto eu traçava uma vitela.

Ponte Carlos, Praga, República Tcheca
Ponte Carlos

 A comida era eslovaca e o dono, muito jovem, era extremamente atencioso, explicando direitinho, num inglês meio titubeante, tudo sobre os pratos.

Mas o final da refeição conseguiu ser ainda melhor, quando ele me serviu uma aguardente feita de ameixas brancas, chamada Slivovize. "É meu pai quem faz", explicou, muito orgulhoso, quando dei o primeiro gole e fiz cara de entusiasmada aprovação.

Só por isso, ganhei mais uma dose e o direito de aproveitar um fim de tarde no alto de um terraço debruçado sobre Praga, vendo o sol cair sobre os telhados, completamente encantada por essa cidade linda.

Mais sobre Praga

A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário