28 de junho de 2005

Museus de Dresden: o Zwinger e a Galeria dos Velhos Mestres da Pintura


Palácio Zwinger, Dresden, Alemanha

A Gemäldegalerie Alte Meister de Dresden funciona no Zwinger e tem um acervo alucinante de pinturas renascentistas e barrocas


Sabe um museu que, sozinho, justifica a travessia do Atlântico? Pois é e a Gemäldegalerie Alte Meister de Dresden (Galeria dos Velhos Mestres da Pintura), que funciona no Zwinger, um belíssimo conjunto de palácios, jardins, pátios e fontes do Século 18, apontado como a mais importante obra da arquitetura barroca em Dresden.

Essa pinacoteca de sonhos reúne obras de praticamente todos os gênios dos pincéis dos períodos Renascentista e Barroco, uma festa de Ticiano, Rembrandt, van Eyck, Velázquez, Vermeer, Cranach...

"Madona Sistina", de Rafael, e "Madona com o Menino e São Francisco", de Correggio
O acervo da Gemäldegalerie Alte Meister de Dresden é de uma beleza comovente. À esquerda, a Madona Sistina de Rafael, a obra mais famosa da coleção. À direita, Madona com o Menino e São Francisco, de Correggio


Entre os Museus de Dresden que visitei, a Galeria dos Velhos Mestres da Pintura e as demais dependências do Zwinger foram os mais impressionantes e eu super recomendo que você os inclua em seu roteiro.

Veja as dicas:

Museus de Dresden


O carro chefe no acervo da Gemäldegalerie Alte Meister de Dresden é a Madonna Sistina, de Rafael. O quadro talvez seja mais célebre por um de seus detalhes, os anjinhos, um deles com a mão no queixo, que observam Maria no pé da tela.

Mas é o olhar da Madonna que é devastador: ela carrega o Menino Jesus nos braços demonstrando a tristeza mais resignada do mundo.

Palácio Zwinger, Dresden, Alemanha
Aposto que você vai ficar de queixo caído com a beleza do Zwinger. Mas espere só para ver as telas que lhe aguardam dentro do museu

Há tantas belezas para se ver na Gemäldegalerie Alte Meister de Dresden que eu recomendo uma visita sem nenhuma pressa.

Ela é menor (700 obras em exposição) que a Gemäldegalerie de Berlin — programa para um dia inteiro, pelo menos, com mais de 4.500 peças expostas — mas merece ao menos uma tarde inteira, para que se possa saborear cada tela.

Museus como o Louvre, o Prado ou Uffizi são essenciais. Mas, exatamente por isso, são meio "penosos": o mundo inteiro acha que tem “obrigação” de visitá-los, o que leva muita gente a circular entre as obras, mais para cumprir tabela do que para admirá-las de verdade.

Nymphenbad, fonte barroca no Palácio Zwinger, em Dresden

Nymphenbad (“Banho das Ninfas), fonte barroca em um dos jardins do Zwinger


Nymphenbad, fonte barroca no Palácio Zwinger, em Dresden
  
É por isso que sou macaca de auditório dos museus alemães e austríacos: o Pergamon e a Gemäldegallerie de Berlim, a Gemäldegallerie Alte Meister de Dresden, o Kunsthistoriche, o Belvedere e o Secession de Viena, a Alte Pinakothek e o Bayerische Nationalmuseum de Munique...

Claro que essas instituições não vivem às moscas. Ao contrário, recebem um grande número de visitantes. Mas, talvez por não serem considerados “obrigatórios”, atraem um público mais silencioso, concentrado em ver e se encantar, em vez de tagarelar e tirar fotos das —  e com — as obras expostas.

Zwinger, Dresden, Alemanha
O Zwinger é o maior orgulho arquitetônico de Dresden. À direita, um balcão com vista para a Hofkirche, a catedral católica da cidade

A Gemäldegalerie Alte Meister fica no Zwinger, complexo de pavilhões e galerias construído nas primeiras décadas do Século 18 que é meio símbolo de Dresden — uma espécie de logomarca do esplendor barroco da cidade que quase virou pó, no bombardeio de 1945, e ainda em fase final de restauração.

O Zwinger tem um amplo jardim, que ocupa todo o seu "miolo". Em torno, um conjunto de prédios e galerias que mais parecem esculturas (ou confeitos...).

O Nymphenbad, uma fonte cercada de estátuas de ninfas, é um dos lugares mais agradáveis, no calor que fazia.

Anjos de Rafael
Os anjinhos que ficam aos pés da Madona Sistina viraram até ícone pop. Abaixo, O Filho Pródigo na Taverna, de Rembrandt, e Moça Lendo uma Carta diante da Janela, de Vermeer

O Filho Pródigo na Taverna, de Rembrandt, e Moça Lendo uma Carta diante da Janela, de Vermeer


Dos balcões do Zwinger tem-se vistas bonitas dos prédios do Castelo de Dresden, o Burgschloß, e a Hofkirche, a catedral católica da cidade.

Esse complexo de construções começou a vida de um jeito bem diferente do que sugerem os frufrus barrocos que adornam suas construções. Zwinger significa “baluarte” e o local abrigava uma fortaleza até ser transformado em um pavilhão de lazer para a corte da Saxônia, no comecinho do Século 18.

 Gemäldegalerie Alte Meister de Dresden
Georgtreuplatz 2. De terça a domingo, das 10h às 18. Entrada: € 14.

Zwinger - Schloßplatz/ Georgenbau, entrada pela Sophienstraße, das 10 às 18h (fecha às terças-feiras). Entrada 3 €.

Mais sobre Dresden 

A Alemanha na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook    Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário