3 de março de 2003

Santiago de Cuba - dicas da irmã de Salvador


Propaganda revolucionária em Cuba
Propaganda revolucionária em Santiago de Cuba, em frente ao Castillo del Morro

Santo mojito, este que está me devolvendo à forma humana, neste fim de tarde em Santiago de Cuba! Chegar aqui foi uma odisseia que começou em Brasília, passou por Guarulhos e Havana, quase 36 horas entre voos, esperas, aeroporto fechado na capital cubana por conta de um nevoeiro...

Agora estou na varanda do tradicional Hotel Casa Granda, na praça principal de Santiago de Cuba, refugiada do calor deste final de tarde. Nas outras mesas do bar, só estrangeiros. Gente de tudo quanto é canto do mundo. O ventilador gira bem devagar — ou sou eu que preciso de mais vento... Já vi esse filme.

Só que, aqui, o "galã" Louis Renault não é um francês de bigodinhos, escorado no poder da Prefeitura de Polícia. 

O assédio insuportável da oferta de "companhia" vem de jovens cubanos, ávidos por um vislumbre do "outro lado" deste país de vida dupla: os bares, os confortos e o glamour dos ambientes pagos em dólar, onde moeda cubana e gente cubana não entram. Mais Casablanca, impossível.

Veja como foi minha passagem por Santiago de Cuba: 

(As fotos deste post foram escaneadas de cópias em papel, daí a baixa qualidade. Sorry)

Dicas de Santiago de Cuba


Catedral de Santiago de Cuba e Parque Céspedes

A Catedral de Santiago de Cuba, no Parque Céspedes, vista da varanda do Hotel Casa Granda. Os veículos amarelinhos são coquitos, os típicos táxis cubanos


Compreender a motivação desse assédio é uma coisa. Aturar a pentelhação é outra. Logo na chegada ao Hotel San Juan, onde fiquei hospedada, o primeiro estresse: o vendedor de artesanato me "marcou" como alvo, desde que entrei para fazer check-in. Quando saí para almoçar, dobrou o tabuleiro e grudou no meu pé, com um papo de "mostrar a cidade e "salir a bailar". Um saco.

Na varanda do Hotel Casa Granda de Santiago de Cuba não há assédio, mas é como estar em outro planeta. 

O lugar é um camarote, de onde os gringos observam os "nativos", lá em baixo. Uma espécie de ilha, um clubinho, como aqueles frequentados por correspondentes de guerra em filmes sobre revoluções e massacres no terceiro mundo — estou tentando decidir quem eu quero que sente na mesa ao lado: William Holden, de Love is a Many Splendored Thing ou Mel Gibson de The Year of Living Dangerously?

Transporte em Santiago de Cuba
O para-brisa trincado do Laika de Joel

Nem Gibson, nem Holden. Quem puxa papo comigo é Francisco, senhor na casa dos 70, líder da banda santiagera que toca — aliás, muito bem — aqui na varanda do Hotel Casa Granda. 

"Play it again, Fran" é uma tentação, mas eu resisto — ninguém fala essa frase em Casablanca, mesmo... 

O papo com Francisco é sobre política. Ele fala do Brasil, de Lula e da enorme esperança dos cubanos em nosso novo governo.

Como todos os cubanos mais velhos, ou mais comprometidos com a Revolução, Francisco sente um enorme constrangimento com o turismo sexual praticado em Cuba. "Essas pessoas fazem meu país parecer o bordel que era, antes de Fidel".

Castillo del Morro, Santiago de Cuba
O Castelo de Santiago de Cuba está muito bem preservado e tem uma vista deslumbrante para o mar


Mas não pensem que Santiago de Cuba é só assédio. Já fiz meus primeiros amigos por aqui. No meu primeiro dia na cidade, dei com a cara na porta no Castillo del Morro ("castelo do morro", em espanhol). A espetacular fortaleza do Século 17 guarda a estreita entrada da Baía de Santiago. Mas, neste domingo, está fechada para visitas. 

Tive certa dificuldade de encontrar um táxi que me trouxesse do castelo de volta ao centro de Santiago, quando, de repente, surgiu um Lada amarelinho, com o para-brisa meio estilhaçado. 

O motorista era Joel Montero, oficialmente, um funcionário público. Na vida real, ele dirige o táxi "clandestino" (eles preferem "alternativo") que me resgatou da Roca de San Pedro, onde fica o castelo.

No caminho para o Centro de Santiago, Joel foi se mostrando um ótimo guia turístico. Passamos pelo Barrio Técnico, cujas chaminés enfeiam a paisagem da bela Baía de Santiago. Lá estão a geradora de energia, a refinaria e a fábrica de cimento. 

Mais adiante, o Parque Frank País, assim nomeado em homenagem a um dos líderes do movimento de 26 de julho de 1953, primeira tentativa de Fidel e seus companheiros de derrubarem a ditadura de Fulgencio Batista.

Praia de Los Aguaderos, Santiago de Cuba
A prainha de Los Aguaderos

Descendo a longa pista que vem do Castelo do Morro, chega-se à prainha de Los Aguaderos, ou "La Langosta", onde os pescadores clandestinos driblam a obrigação de vender o produto de seus mergulhos ao mercado estatal. 

Segundo Joel, antes da Revolução toda essa área era La Olla de Battle, "uma das maiores propriedades privadas do mundo".

Acabei contratando Joel para me levar nos passeios pela cidade. É inacreditável, mas por US$ 15 por dia você pode ter um motorista-guia particular em Santiago de Cuba

Praia de Los Aguaderos, Santiago de Cuba
Euzinha curtindo o banho de mar na Praia de Los Aguaderos
(Foto: Joel Montero)

Joel é bom companheiro, simpático e bem informado, me mostrou toda a cidade nos dois dias que trabalhou para mim. Também era craque em afastar os "caçadores de turistas", os Louis Renault que viraram uma praga em Cuba e tornam quase impossível a uma mulher sozinha caminhar em paz pelas cidades.

A facilidade de me deslocar por Santiago de Cuba, as informações e o bom humor de Joel foram fundamentais para que eu me despedisse da Mrs. Hide que desembarcara no país, na véspera.

O Lada, modelo Leika 1980, é um dos orgulhos de Joel: "Vinte e três anos e ainda está novo". Além do para-brisa quebrado, tem os bancos forrados de pelo de um bicho não identificado. 

Outros orgulhos de Joel são o pai, ex-dirigente do Partido Comunista Cubano em Santiago, e sua descendência dos Maceo, família que perdeu cinco filhos na Guerra da Independência de Cuba. "Eram Maçons, como Marti, gente de la Loja", explica ele.

Joel tem uma filha de 17 anos e um filho de 14, de mães diferentes. A mãe do garoto é médica pneumologista, em Santiago. 

Joel tem quase 40 anos, estuda à noite para ser engenheiro. É técnico agrícola, com um emprego estatal. 

Mas seu trabalho, mesmo, é fazer ponto com o Lada amarelinho no Hotel Balcón del Caribe, perto do Castelo do Morro.

Comer em Santiago de Cuba
Meu almoço simples e delicioso no "restaurante" de Negro

Joel me apresentou a Negro, que serve lagostas no "restaurante clandestino" que mantém em casa. Já na quadra dos 60, Negro foi dono de paladar, restaurante particular, até adoecer e perder a licença. Mas não deixou o ramo de atividade. 

Mora exatamente em Los Aguaderos, ou La Langosta, a prainha que me chamou a atenção, no caminho da Fortaleza de la Roca para o Centro.

Resolvi almoçar no restaurante clandestino de Negro e aproveitar a deixa para um banho de mar. Santiago de Cuba não é especialmente bem aquinhoada no capítulo praias. A areia é pedregosa, nada caribenha e a água não tem a transparência característica da região. Mas a água é morna e calma, como eu gosto.

O banho de mar em Los Aguaderos foi revigorante. Vocês não imagina, o calor que fazia em Santiago de Cuba em pleno mês de março — inverno, ao menos tecnicamente. 

Transporte em Santiago de Cuba
O transporte público em Santiago de Cuba também é feito em caminhões e em um tipo de riquixá (no cantinho esquerdo da foto)

Mas genial, mesmo, foi o almoço no "restaurante" de Negro — na varanda da casinha meio de madeira, meio de alvenaria, onde ele vive, em frente ao mar. 

A comunidade de La Langosta é uma favelinha, arejada pela brisa do mar e sem o adensamento sufocante de favelas convencionais. Sentada na varandinha, tomando meu mojito, comecei verdadeiramente a saborear Santiago.

Eu disse almoço? Deveria ter dito banquete: risoto de mariscos, peixe frito, bananas fritas (as "convencionais", que comemos no Brasil, e as maricotas, verdes, deliciosas). Preço total da farra: US$ 13.

Uma coisa impressionante em Santiago de Cuba é a "criatividade" do transporte público: além dos ônibus velhos, são usados caminhões com banquinhos e até em uma espécie de riquixá movido a pedal.

Os coquitos, ou coco-táxi (triciclos com carroceria em fibra de vidro), e os taxis (oficiais e clandestinos) são usados quase que só pelos estrangeiros.

Transporte em Santiago de Cuba
Bem que eu tentei experimentar esses caminhões com banquinhos para me deslocar por Santiago de Cuba, mas a passagem não pode ser paga em dólares

Santiago de Cuba é evidentemente uma cidade é pobre, mas jamais vi uma criança na rua que não estivesse envergando o uniformezinho escolar antiquado, com gravatinha para meninos e meninas. Sempre com cara de quem vai ou volta da escola — de manhã cedo, em torno da hora do almoço ou no fim da tarde. Fora desses horários, as ruas dão a impressão de que Cuba é um país só de adultos.

Outra coisa que chama a atenção é o sorriso dos santiagueros: mesmo os muito mais velhos têm todos os dentes. Aquelas dentaduras perfeitas e reluzentes são como um lembrete permanente de que não estou numa cidade qualquer do Terceiro Mundo. E me fazem remoer a eterna pergunta: como eles fazem tanto com tão pouco?

Barrio Técnico, área industrial de Santiago de Cuba
As chaminés do Barrio Técnico destoam da beleza da Baía de Santiago

Esmagados por um bloqueio econômico e pela dependência do defunto bloco socialista, os cubanos me deixam com vergonha da pobreza que vejo no Brasil. Eles me animam, com tapinhas camaradas nas costas: "Alguns anos de Lula e vocês também vão melhorar".

Não percebo condescendência nessa declaração quase inevitável, toda vez que alguém descobre que sou brasileira. Aliás, a eleição de Lula faz dos brasileiros uma espécie de pop-stars por aqui. Todo mundo quer conversar, desejar boa sorte, dar conselhos. Eles estão orgulhosos de nós.

Um dos primeiros cubanos com quem conversei foi Felipe, logo que cheguei a Santiago. Ele me levou num “coquito” até o Castelo. Na casa dos 40, ele é um entusiasta da Revolução Cubana e vai logo avisando: tem cubano reclamando de barriga cheia. “La gente no tiene hambre. Lo que hay es solo hambre de pollo y de jamón”.

Doce Cuba, onde frango e presunto são luxos, mas saúde, educação e dentes perfeitos são meros dados de realidade, que o povo nem se lembra de louvar...

Cuba na Fragata Surprise
Minhas melhores escapadas de Carnaval
Havana: uma súbita aparição de Hemingway na Floridita
O que fazer em Havana
Santiago de Cuba: a lagosta clandestina
O que fazer em Santiago de Cuba
Cuba: O estranho caminho de Santiago
Viagem a Cuba: o começo da aventura

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook    Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário